História

Em 22 de fevereiro de 1988 foi fundada em Araruama, interior do Rio de Janeiro, a Escolinha Margarida, pela professora e nossa Diretora Claudia Chagas, dando início a uma linda história. Fruto de um sonho, de uma professora que sempre amou Araruama e desejava transformar a realidade dessa cidade através da educação. 

 A escola iniciou com esse nome, porque a casa onde foi fundada pertencia à Professora Margarida Trindade de Deus, ex-diretora de grande êxito deste município e Tia da nossa Diretora.

Com uma equipe comprometida com o ensino de excelência, a Escolinha Margarida foi crescendo e o local tornou-se pequeno. Em 1991, o Centro Educacional Margarida, iniciou-se em um prédio próprio, construído e projetado especialmente para atender às necessidades dos alunos. Mudanças ocorreram, ampliando as vagas e dando espaço a melhorias físicas em nossa estrutura, com novos prédios, com quadra, piscinas, pátios, salas para atividades específicas como a sala multimeios, espaço lúdico, sala de tecnologia, robótica e ainda um teatro próprio.  

Os princípios definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular sempre assumiram relevância nos fundamentos norteadores da prática educativa do CEM. A instituição adequa a sua prática educativa às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade da comunidade escolar, considerando os interesses e motivações dos alunos.

Buscamos garantir as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade.

Completamos em 2018 trinta anos de história, o qual cada aluno representa aprendizagem e a busca constante de darmos uma ‘Educação de Excelência’.