O Colégio CEM
Conheça o CEM
Entendemos o aluno como sujeito crítico de sua própria aprendizagem e do processo de construção do conhecimento, e a escola, com seus limites e possibilidades como um espaço de socialização, onde os alunos e educadores incorporam o conhecimento e o significado dos valores humanos e da cultura.
Nossos professores trabalham como uma equipe coordenada e participam de reuniões, onde debatem sobre atividades disciplinares, conteúdo de provas e vestibulares. Todos têm nível universitário completo e a maior parte realizou cursos de pós-graduação nas melhores universidades. Buscam atualizações contínuas, através de congressos e palestras.
Defendemos uma proposta de formação integra do aluno, investindo na formação lógica do pensamento, na aplicação do conhecimento, tendo em mente um futuro profissional.
Saiba MaisDiferenciais CEM
Com um ensino de excelência, o pH promove a formação de cidadãos consciente de seu papel na sociedade. Frente a essa ação o CEM tornou-se referência para os estudantes que buscam tanto o conhecimento quanto os valores sociais, morais e éticos, preparando-os para a vida. Nessa realidade, o CEM escreve sua história de conquistas em parceria com o pH, alcançando os maiores índices de aprovação nas melhores universidades.
Com uma proposta consolidada e na vanguarda pedagógica da Educação Bilíngue no Brasil, o High Five está alinhado às habilidades e competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), bem como norteado pelos pilares da UNESCO para a formação do cidadão do século XXI. As soluções de aprendizagem foram desenvolvidas com foco em cinco protagonistas, que desempenham atividades que se complementam, ao longo do programa, proporcionando os melhores resultados.
Os alunos do Ensino Fundamental I contam com aulas de Robótica, Programação e Tecnologia dentro do currículo escolar. As aulas acontecem uma vez por semana na sala de aula e no laboratório de robótica e trabalham temas integrados aos conteúdos da sala de aula, nas áreas de ciências e matemática, além de abordar temas da engenharia e tecnologia.
-
pH Sistema de Ensino
Com um ensino de excelência, o pH promove a formação de cidadãos consciente de seu papel na sociedade. Frente a essa ação o CEM tornou-se referência para os estudantes que buscam tanto o conhecimento quanto os valores sociais, morais e éticos, preparando-os para a vida. Nessa realidade, o CEM escreve sua história de conquistas em parceria com o pH, alcançando os maiores índices de aprovação nas melhores universidades.
-
High Five
O Projeto baseia-se no princípio de que os jogos de raciocínio são importantes ferramentas no aprimoramento de habilidades cognitivas e para a criação de uma consciência do processo de pensamento, além de ajudar o aluno a lidar melhor com situações emocionais, éticas e sociais, o que o CEM considera importante dentro do processo ensino aprendizagem.
-
Lego Education
Os alunos do Ensino Fundamental I contam com aulas de Robótica, Programação e Tecnologia dentro do currículo escolar. As aulas acontecem uma vez por semana na sala de aula e no laboratório de robótica e trabalham temas integrados aos conteúdos da sala de aula, nas áreas de ciências e matemática, além de abordar temas da engenharia e tecnologia.
Propostas Pedagógicas
Educação Infantil
O CEM investe na formação integral dos alunos, desde a primeira infância. Considerando esta etapa marcante na vida de uma criança, estimulamos o desenvolvimento das capacidades motoras, cognitivas, afetivas e de relacionamento social. Nesta fase os jogos e brincadeiras constituem importantes fontes de construção do conhecimento.
Através de atividades lúdicas, os professores se mantém atentos ao trabalho de estimulação da linguagem, do raciocínio, da percepção, da observação, da criatividade; levando o aluno a descobrir o ambiente e se relacionar positivamente com ele. O CEM preocupa-se em manter as relações pessoais num clima de empatia, respeitando a situação emocional de cada aluno e suas manifestações intelectuais.
Saiba MaisEnsino Fundamental I
O CEM foca seu currículo com o objetivo de desenvolver as diferentes habilidades, não apenas intelectuais, mas linguísticas, afetivas e de relação interpessoal.
“O aluno é agente de sua própria aprendizagem”. Assim, não basta que o aluno aprenda; deseja-se que ele APRENDA A APRENDER.
É nessa fase que se inicia a aprendizagem de valores éticos universais, como solidariedade, dignidade humana e cidadania. Dessa forma, o currículo básico é desenvolvido com ética, pluralidade cultural, meio ambiente e saúde.
Saiba MaisEnsino Fundamental II
O CEM fundamenta sua meta educativa numa proposta que parte da humanização do homem. Seus objetivos, conteúdos, metodologias e experiências possibilitam ao educando, o desenvolvimento integral da personalidade, permitindo ao adolescente uma nova maneira de integração no mundo.
Para alcançar estas metas, o CEM busca condições que possibilitem o desenvolvimento cognitivo do educando; propõe atividades que permitem, ao mesmo tempo, ampliar também o conhecimento de si mesmo, seus limites e potencialidades.
“A nova-escola preconiza a solidariedade, a igualdade, a garantia dos direitos sociais, onde a ética seja o centro”. Pensar, criar e comunicar.
Saiba MaisEnsino Médio
A proposta pedagógica do Ensino Médio do CEM é pautada na construção do conhecimento e na formação integral do aluno.
A escola trabalha com o Sistema de Ensino pH, em que apostilas e metodologias inovadoras são oferecidas aos alunos como forma de aprendizagem. As salas do Ensino Médio oferecem uma metodologia com aulas dinâmicas conectadas a internet, o que estimula uma prática pedagógica atual e motivadora.
Neste contexto escolar, aulas práticas também fazem parte do método de ensino, como aula passeio, aula no laboratório de informática etc. Acompanhando esse processo, a escola também desenvolve projetos de humanização, formação ética e moral nos estudantes, fazendo sentido para um crescimento constante do aluno e na construção de sua identidade como cidadão.
Saiba Mais-
Educação Infantil
O CEM investe na formação integral dos alunos, desde a primeira infância. Considerando esta etapa marcante na vida de uma criança, estimulamos o desenvolvimento das capacidades motoras, cognitivas, afetivas e de relacionamento social. Nesta fase os jogos e brincadeiras constituem importantes fontes de construção do conhecimento.
Através de atividades lúdicas, os professores se mantém atentos ao trabalho de estimulação da linguagem, do raciocínio, da percepção, da observação, da criatividade; levando o aluno a descobrir o ambiente e se relacionar positivamente com ele. O CEM preocupa-se em manter as relações pessoais num clima de empatia, respeitando a situação emocional de cada aluno e suas manifestações intelectuais.
Saiba Mais -
Ensino Fundamental I
O CEM foca seu currículo com o objetivo de desenvolver as diferentes habilidades, não apenas intelectuais, mas linguísticas, afetivas e de relação interpessoal.
“O aluno é agente de sua própria aprendizagem”. Assim, não basta que o aluno aprenda; deseja-se que ele APRENDA A APRENDER.
É nessa fase que se inicia a aprendizagem de valores éticos universais, como solidariedade, dignidade humana e cidadania. Dessa forma, o currículo básico é desenvolvido com ética, pluralidade cultural, meio ambiente e saúde.
Saiba Mais -
Ensino Fundamental II
O CEM fundamenta sua meta educativa numa proposta que parte da humanização do homem. Seus objetivos, conteúdos, metodologias e experiências possibilitam ao educando, o desenvolvimento integral da personalidade, permitindo ao adolescente uma nova maneira de integração no mundo.
Para alcançar estas metas, o CEM busca condições que possibilitem o desenvolvimento cognitivo do educando; propõe atividades que permitem, ao mesmo tempo, ampliar também o conhecimento de si mesmo, seus limites e potencialidades.
“A nova-escola preconiza a solidariedade, a igualdade, a garantia dos direitos sociais, onde a ética seja o centro”. Pensar, criar e comunicar.
Saiba Mais -
Ensino Médio
A proposta pedagógica do Ensino Médio do CEM é pautada na construção do conhecimento e na formação integral do aluno.
A escola trabalha com o Sistema de Ensino pH, em que apostilas e metodologias inovadoras são oferecidas aos alunos como forma de aprendizagem. As salas do Ensino Médio oferecem uma metodologia com aulas dinâmicas conectadas a internet, o que estimula uma prática pedagógica atual e motivadora.
Neste contexto escolar, aulas práticas também fazem parte do método de ensino, como aula passeio, aula no laboratório de informática etc. Acompanhando esse processo, a escola também desenvolve projetos de humanização, formação ética e moral nos estudantes, fazendo sentido para um crescimento constante do aluno e na construção de sua identidade como cidadão.
Saiba Mais