O Colégio CEM

Conheça o CEM
Entendemos o aluno como sujeito crítico de sua própria aprendizagem e do processo de construção do conhecimento, e a escola, com seus limites e possibilidades como um espaço de socialização, onde os alunos e educadores incorporam o conhecimento e o significado dos valores humanos e da cultura.
Nossos professores trabalham como uma equipe coordenada e participam de reuniões, onde debatem sobre atividades disciplinares, conteúdo de provas e vestibulares. Todos têm nível universitário completo e a maior parte realizou cursos de pós-graduação nas melhores universidades. Buscam atualizações contínuas, através de congressos e palestras.
Defendemos uma proposta de formação integra do aluno, investindo na formação lógica do pensamento, na aplicação do conhecimento, tendo em mente um futuro profissional.
Saiba MaisDiferenciais CEM

Com um ensino de excelência, o pH promove a formação de cidadãos consciente de seu papel na sociedade. Frente a essa ação o CEM tornou-se referência para os estudantes que buscam tanto o conhecimento quanto os valores sociais, morais e éticos, preparando-os para a vida. Nessa realidade, o CEM escreve sua história de conquistas em parceria com o pH, alcançando os maiores índices de aprovação nas melhores universidades.

O Projeto baseia-se no princípio de que os jogos de raciocínio são importantes ferramentas no aprimoramento de habilidades cognitivas e para a criação de uma consciência do processo de pensamento, além de ajudar o aluno a lidar melhor com situações emocionais, éticas e sociais, o que o CEM considera importante dentro do processo ensino aprendizagem.

Os alunos do Ensino Fundamental I contam com aulas de Robótica, Programação e Tecnologia dentro do currículo escolar. As aulas acontecem uma vez por semana na sala de aula e no laboratório de robótica e trabalham temas integrados aos conteúdos da sala de aula, nas áreas de ciências e matemática, além de abordar temas da engenharia e tecnologia.
-
pH Sistema de Ensino
Com um ensino de excelência, o pH promove a formação de cidadãos consciente de seu papel na sociedade. Frente a essa ação o CEM tornou-se referência para os estudantes que buscam tanto o conhecimento quanto os valores sociais, morais e éticos, preparando-os para a vida. Nessa realidade, o CEM escreve sua história de conquistas em parceria com o pH, alcançando os maiores índices de aprovação nas melhores universidades.
-
Mente Inovadora
O Projeto baseia-se no princípio de que os jogos de raciocínio são importantes ferramentas no aprimoramento de habilidades cognitivas e para a criação de uma consciência do processo de pensamento, além de ajudar o aluno a lidar melhor com situações emocionais, éticas e sociais, o que o CEM considera importante dentro do processo ensino aprendizagem.
-
Lego Education
Os alunos do Ensino Fundamental I contam com aulas de Robótica, Programação e Tecnologia dentro do currículo escolar. As aulas acontecem uma vez por semana na sala de aula e no laboratório de robótica e trabalham temas integrados aos conteúdos da sala de aula, nas áreas de ciências e matemática, além de abordar temas da engenharia e tecnologia.
Propostas Pedagógicas
Educação Infantil

O CEM investe na formação integral dos alunos, desde a primeira infância. Considerando esta etapa marcante na vida de uma criança, estimulamos o desenvolvimento das capacidades motoras, cognitivas, afetivas e de relacionamento social. Nesta fase os jogos e brincadeiras constituem importantes fontes de construção do conhecimento.
Através de atividades lúdicas, os professores se mantém atentos ao trabalho de estimulação da linguagem, do raciocínio, da percepção, da observação, da criatividade; levando o aluno a descobrir o ambiente e se relacionar positivamente com ele. O CEM preocupa-se em manter as relações pessoais num clima de empatia, respeitando a situação emocional de cada aluno e suas manifestações intelectuais.
Saiba MaisEnsino Fundamental I

O CEM foca seu currículo com o objetivo de desenvolver as diferentes habilidades, não apenas intelectuais, mas linguísticas, afetivas e de relação interpessoal.
“O aluno é agente de sua própria aprendizagem”. Assim, não basta que o aluno aprenda; deseja-se que ele APRENDA A APRENDER.
É nessa fase que se inicia a aprendizagem de valores éticos universais, como solidariedade, dignidade humana e cidadania. Dessa forma, o currículo básico é desenvolvido com ética, pluralidade cultural, meio ambiente e saúde.
Saiba MaisEnsino Fundamental II

O CEM fundamenta sua meta educativa numa proposta que parte da humanização do homem. Seus objetivos, conteúdos, metodologias e experiências possibilitam ao educando, o desenvolvimento integral da personalidade, permitindo ao adolescente uma nova maneira de integração no mundo.
Para alcançar estas metas, o CEM busca condições que possibilitem o desenvolvimento cognitivo do educando; propõe atividades que permitem, ao mesmo tempo, ampliar também o conhecimento de si mesmo, seus limites e potencialidades.
“A nova-escola preconiza a solidariedade, a igualdade, a garantia dos direitos sociais, onde a ética seja o centro”. Pensar, criar e comunicar.
Saiba MaisEnsino Médio

A proposta pedagógica do Ensino Médio do CEM é pautada na construção do conhecimento e na formação integral do aluno.
A escola trabalha com o Sistema de Ensino pH, em que apostilas e metodologias inovadoras são oferecidas aos alunos como forma de aprendizagem. As salas do Ensino Médio oferecem uma metodologia com aulas dinâmicas conectadas a internet, o que estimula uma prática pedagógica atual e motivadora.
Neste contexto escolar, aulas práticas também fazem parte do método de ensino, como aula passeio, aula no laboratório de informática etc. Acompanhando esse processo, a escola também desenvolve projetos de humanização, formação ética e moral nos estudantes, fazendo sentido para um crescimento constante do aluno e na construção de sua identidade como cidadão.
Saiba Mais-
Educação Infantil
O CEM investe na formação integral dos alunos, desde a primeira infância. Considerando esta etapa marcante na vida de uma criança, estimulamos o desenvolvimento das capacidades motoras, cognitivas, afetivas e de relacionamento social. Nesta fase os jogos e brincadeiras constituem importantes fontes de construção do conhecimento.
Através de atividades lúdicas, os professores se mantém atentos ao trabalho de estimulação da linguagem, do raciocínio, da percepção, da observação, da criatividade; levando o aluno a descobrir o ambiente e se relacionar positivamente com ele. O CEM preocupa-se em manter as relações pessoais num clima de empatia, respeitando a situação emocional de cada aluno e suas manifestações intelectuais.
Saiba Mais -
Ensino Fundamental I
O CEM foca seu currículo com o objetivo de desenvolver as diferentes habilidades, não apenas intelectuais, mas linguísticas, afetivas e de relação interpessoal.
“O aluno é agente de sua própria aprendizagem”. Assim, não basta que o aluno aprenda; deseja-se que ele APRENDA A APRENDER.
É nessa fase que se inicia a aprendizagem de valores éticos universais, como solidariedade, dignidade humana e cidadania. Dessa forma, o currículo básico é desenvolvido com ética, pluralidade cultural, meio ambiente e saúde.
Saiba Mais -
Ensino Fundamental II
O CEM fundamenta sua meta educativa numa proposta que parte da humanização do homem. Seus objetivos, conteúdos, metodologias e experiências possibilitam ao educando, o desenvolvimento integral da personalidade, permitindo ao adolescente uma nova maneira de integração no mundo.
Para alcançar estas metas, o CEM busca condições que possibilitem o desenvolvimento cognitivo do educando; propõe atividades que permitem, ao mesmo tempo, ampliar também o conhecimento de si mesmo, seus limites e potencialidades.
“A nova-escola preconiza a solidariedade, a igualdade, a garantia dos direitos sociais, onde a ética seja o centro”. Pensar, criar e comunicar.
Saiba Mais -
Ensino Médio
A proposta pedagógica do Ensino Médio do CEM é pautada na construção do conhecimento e na formação integral do aluno.
A escola trabalha com o Sistema de Ensino pH, em que apostilas e metodologias inovadoras são oferecidas aos alunos como forma de aprendizagem. As salas do Ensino Médio oferecem uma metodologia com aulas dinâmicas conectadas a internet, o que estimula uma prática pedagógica atual e motivadora.
Neste contexto escolar, aulas práticas também fazem parte do método de ensino, como aula passeio, aula no laboratório de informática etc. Acompanhando esse processo, a escola também desenvolve projetos de humanização, formação ética e moral nos estudantes, fazendo sentido para um crescimento constante do aluno e na construção de sua identidade como cidadão.
Saiba Mais
Nosso Espaço
O compromisso do CEM com a educação prioriza a parceria com profissionais de excelência, que trabalham por um ensino de qualidade. Confiança e integridade são conceitos inerentes ao CEM, que vão muito além de formar alunos somente para vestibular, mas para serem pessoas de sucesso, com caráter, com desenvoltura de quem estuda em uma escola de reconhecimento público e notório.

Todos nós precisamos de motivação para aprender e fixar conhecimentos. Com a criança e o adolescente não é diferente, é um processo mais INTENSO.
Baseado nisso, buscamos oferecer um ENSINO DINÂMICO, num lugar onde convivemos com harmonia e segurança, que gera entusiasmo nas atividades desenvolvidas.
Os eventos como feiras de ciências, comemorações, projetos, aulas passeios, são baseados em ensinamentos para a cidadania, valores e ética.
Últimos Aprovados

Tayane
Engenharia de Petróleo pela UENF
Milena Carvalho
Biomedicina pela UFF
Clara Serdeira
Ciências Biológicas pela UFF
Vitor Rocha
História pela UFOP
Maria Ester
Filosofia pela UFRRJNotícias e Atividades
-
Arte Moderna
22 de abril de 2020 A arte fornece experiências que ajudam o aluno a refletir, além de desenvolver valores, sentimentos, emoções e uma visão questionadora do mundo. Pensando nisso, a professora Neila Antunes propôs um trabalho inspirado na Semana de Arte Moderna de 1922. Durante as aulas on-line, os alunos da turma 800, puderam ouvir a música "Trenzinho Caipira", do compositor Heitor Villa Lobos, para incentivar a criatividade, e fizeram... -
Realidade virtual
15 de abril de 2020 À medida que as aulas virtuais se tornaram rotina, os alunos foram se tornando cada vez mais engajados ao realizar atividades e experiências propostas para o aprendizado online. As crianças são especialmente envolvidas pelo mundo digital, não perdem nada do que acontece, estão sempre ligadas. Com muita flexibilidade, os nossos alunos estão dando um show de dedicação. Aluno, o poder está em suas mãos! O... -
Robótica em ação
8 de abril de 2020 O ensino da Robótica é um diferencial na aprendizagem do aluno, à medida que eles aprendem a organizar o raciocínio lógico e estão sempre voltados a resolver um problema atual, se tornam pequenos inventores. Os alunos do 1º ao 5º ano colocaram a mão na massa, construindo 2 projetos de Robótica artesanal: um direcionado a parte mecânica do futebol de mesa(totó) e o outro voltado...
Blog
-
30 de maio de 2019 “Me contaram e eu esqueci Vi e entendi Fiz e aprendi.” (Cafúnio) É fato que para ser relevante para o aprendente, a escola precisa ser interessante, surpreendente e transformadora. Realidade que implica desenvolvimento de métodos diferenciados com o propósito de acontecer aprendizagens criativa, autônoma, colaborativa, tornando-se o núcleo do crescimento de competências e valores autênticos. O CEM possui espaços incentivadores que proporcionam aulas dinâmicas,...
-
Cidadania na era digital
8 de agosto de 2018 Nunca houve um momento tão bom para ser um jovem produtor de conteúdo! Ferramentas digitais permitem que alunos desenvolvam projetos , compartilhar suas fotos e trabalhos nas redes sociais. Essas são apenas algumas das formas pelas quais os jovens cidadãos da atualidade – cidadãos digitais – estão aproveitando as oportunidades de viver, aprender e trabalhar em um mundo interconectado. Mas essas oportunidades são acompanhadas por... -
Roda de conversa
19 de junho de 2018 A adolescência é uma fase da vida geralmente associada a mudanças comportamentais e desenvolvimento expressivo da personalidade, incluindo valores morais, ganho de autonomia e maturação orgânica (desenvolvimento rápido do corpo e de suas características, como voz, tamanho, estrutura óssea, disposição hormonal, etc). Ou seja, é a fase entre a infância e a juventude adulta, o que também abrange as escolhas que permeiam esse espaço de...