Diferenciais CEM

SISTEMA DE ENSINO PH

Com um ensino de excelência, o pH promove a formação de cidadãos consciente de seu papel na sociedade. Frente a essa ação o CEM tornou-se referência para os estudantes que buscam tanto o conhecimento quanto os valores sociais, morais e éticos, preparando-os para a vida. Nessa realidade, o CEM escreve sua história de conquistas em parceria com o pH, alcançando os maiores índices de aprovação nas melhores universidades.

O Sistema de Ensino pH oferece um material inovador, estruturado, dotado de conteúdo didático contextualizado e interdisciplinar, aliado ao equilíbrio entre o ensino produtivo – voltado para o treinamento de novas habilidades – e o ensino descritivo – que desenvolve ações práticas no funcionamento linguístico.  Elaborado cuidadosamente por educadores de excelência que atuam em sala de aula. Do lúdico aos conteúdos analíticos, é desenvolvido com foco na sala de aula, com enfoque no professor e no aluno, a fim da obtenção de melhores desempenhos e resultados.

Regularmente, o pH promove encontros pedagógicos direcionados aos professores e coordenadores, objetivando a participação ativa na inovação educacional, além da ampliação de conhecimentos através das informações promovidas pelos especialistas de cada área de estudo. Esses encontros implicam na troca de experiências, ações práticas estratégicas, além de proporcionar diálogo, reflexão e planejamento coletivo.

No âmbito escolar, a dinamicidade do conhecimento é desenvolvida em um clima de ensino e aprendizagem em que o estudante é estimulado a questionar, eleger, descartar e criticar, a fim de constituir sua personalidade e desenvolver a capacidade de escolha. No CEM, se aprende a pensar através do processo conceitual, apoiando a transformação da informação em conhecimento de forma significativa. Ademais, o pH oferece ferramentas modernas e tecnológicas, com acompanhamento pedagógico aos estudantes, por meio de constantes avaliações – Simulados –  livro digital, estudos orientados, plataforma de estudos – Plurall. Todos os projetos inovadores tratam os estudos de forma jovem, dinâmica e interativa.

Portanto, todo o embasamento pedagógico desenvolve um percurso formativo desde a Educação Infantil através de processo de reflexão. O estudante se apropria, produz e aplica o conhecimento de forma crítica em situações reais. Nessa premissa, o CEM em parceria com PH tem um compromisso ético com as gerações futuras.

PROJETO MENTEINOVADORA – MIND LAB

O Projeto baseia-se no princípio de que os jogos de raciocínio são importantes ferramentas no aprimoramento de habilidades cognitivas e para a criação de uma consciência do processo de pensamento, além de ajudar o aluno a lidar melhor com situações emocionais, éticas e sociais, o que o CEM considera importante dentro do processo ensino aprendizagem.

Processo esse que tem como o aprendizado os princípios estratégicos, visando o desempenho do aluno no futuro na era da informação, de novas tecnologias, entrada no mercado de trabalho, além das novas habilidades como: liderança, resolução de problemas, enfrentar o novo, trabalhar em equipe, controle do emocional e não apenas trabalhar as habilidades técnicas, o que aprimora ainda mais as habilidades verbais e de matemática.

O projeto acontece semanalmente para as turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

ROBÓTICA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL  

Os alunos do Ensino Fundamental I contam com aulas de Robótica, Programação e Tecnologia dentro do currículo escolar. As aulas acontecem uma vez por semana na sala de aula e no laboratório de robótica e trabalham temas integrados aos conteúdos da sala de aula, nas áreas de ciências e matemática, além de abordar temas da engenharia e tecnologia.

SUSTENTABILIDADE  NA PRÁTICA

O CEM realiza um trabalho pedagógico em Araruama, em que prioriza, entre outras, a formação humana e a qualidade acadêmica. Muitas atividades sustentáveis são realizadas desde a criação do CEM, focando na proposta do nosso Projeto Político Pedagógico, que tem por objetivo possibilitar ao aluno os instrumentos para uma interferência teórico/prática na realidade em que está inserido. 

O cuidado com o meio ambiente precisa começar na primeira infância, e se crianças pequenas aprendem pelo que vêem e vivenciam, a prática torna-se fundamental, não só ensinar os cuidados com o Planeta, mas apresentá-los aos alunos para que vivam no dia a dia. Aqui, os alunos aprendem desde a Educação Infantil que sustentabilidade é viver em harmonia com o meio ambiente.

No início de 2015, implantamos, no CEM, um sistema de captação de água das chuvas, com uma capacidade de armazenar setenta e cinco mil litros, dando força assim, ao projeto de sustentabilidade que acontece há 28 anos na nossa escola. No início de 2016, dando continuidade ao projeto, instalamos a maior usina de microgeração solar da Região dos Lagos, com 192 painéis. A instalação ocupa uma área de 300 metros quadrados, para atender até cem por cento da demanda de energia da escola. A iniciativa vai evitar a emissão de nove toneladas de CO2 na atmosfera, o que corresponde a cinquenta e três árvores plantadas no ano. 

Desde a Educação Infantil, ensinamos sobre a economia de água e energia, sobre coleta de lixo, reciclagem, preservação de áreas verdes, meios de transportes sustentáveis, reutilização de materiais (inclusive, construindo brinquedos!), entre muitas outras maneiras de cuidar do nosso Planeta. Dessa forma, vamos aos poucos formando nos alunos uma consciência ambiental, a noção de que os materiais podem ser reaproveitados, inclusive para brincar. O resultado, além da consciência ambiental, é o surpreendente desenvolvimento da criatividade nos alunos.

Procuramos colaborar com o meio ambiente, ser exemplo de boas práticas para alunos e toda a comunidade escolar e ampliar o interesse pelas causas ambientais. Sabemos que pensar no futuro é agir no presente. Nós podemos fazer a nossa parte!

LIV – LABORATÓRIO INTELIGÊNCIA DE VIDA

“Você não pode mudar o que sente, mas pode aprender o que pode fazer com seus sentimentos.”O LIV é um programa que contribui para a formação de um cidadão mais completo, pois através dos seus materiais promove a reflexão, o debate, a escuta, a investigação e o questionamento, não existindo respostas “corretas” ou “esperadas”, desenvolvendo habilidades socioemocionais em crianças e adolescentes.